Nesta terça-feira (26), o índice principal da Bolsa de Valores brasileira, o Ibovespa, abriu o mercado em queda, enquanto que o dólar conquistou alta. As principais motivações para essas alterações foram a divulgação da ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) hoje e o cenário de instabilidade no exterior.
Abertura do mercado indica queda do Ibovespa e aumento do dólar
Hoje, às 10h30, o Ibovespa registrava uma queda de 0,42%, que formou 115.439,57 pontos. Enquanto isso, o dólar apresentou uma elevação de 0,2%, o que fez as negociações da moeda estadunidense chegarem em R$ 4,976.
Com a apresentação de preocupações com o mercado imobiliário chinês e com a possibilidade de um endurecimento da política monetária dos Estados Unidos, os números brasileiros entraram em queda. A divulgação da ata do Copom nesta terça também contribuiu para instabilidade.
O documento do Comitê de Política Monetária brasileira indica que haverá um aumento na inflação, mas em uma "dinâmica corrente mais benigna". Porém, o texto também apontou uma preocupação sobre um desânimo na mobilização por reformas estruturais no país e as "incertezas sobre a estabilização da dívida pública".
Com essas ressalvas, o BC afirma que essa situação possa "elevar a taxa de juros neutra da economia, com impactos deletérios [danosos] sobre a potência da política monetária e, consequentemente, sobre o custo de desinflação em termos de atividade".