BRASÍLIA - O presidente Lula publicou a aposentadoria da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, no Diário Oficial da União desta sexta-feira (29). O documento é assinado pelo presidente Lula e pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, que é o favorito a assumir a vaga deixada por Weber.
Por lei, Rosa Weber é obrigada a se aposentar já que completa 75 anos de idade no próximo dia 2 de outubro. Oficialmente, a aposentadoria só vale a partir do sábado, dia 30, e ela ainda pode trabalhar nesta sexta-feira.
Weber era também presidente do STF desde setembro do ano passado. Ontem, ela passou o bastão para Luís Roberto Barroso, que ficará na Presidência do tribunal pelos próximos dois anos.
Despedida do STF
“O Supremo Tribunal Federal permanece firme, vigilante e resiliente na defesa dos valores democráticos e pela concretização das promessas civilizatórias da Constituição da República”, disse Rosa Weber na despedida do STF na última quarta-feira.
Quem fica no lugar de Rosa Weber?
Agora, há grande expectativa para saber quem substituirá Rosa Weber no STF. O presidente Lula, responsável pela nomeação, está sendo pressionado a escolher uma mulher negra para a vaga.
Até hoje, o STF teve apenas 3 mulheres (todas brancas) e três homens negros, mas nunca teve nenhuma mulher negra. Apesar disso, Lula disse que não usará critério de raça ou gênero para escolher o sucessor(a) de Rosa Weber.