crescimento econômico

PIB brasileiro é acima de projeções econômicas, mas ainda marca desaceleração; veja resultado divulgado hoje (05)

PIB brasileiro tem alta no terceiro trimestre após estimativas negativas de economistas, mas índice ainda mostra desaceleração da economia; confira os números divulgados nesta terça (05)

Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 05/12/2023 às 11:31
PIB brasileiro tem alta no terceiro trimestre após estimativas negativas de economistas, mas índice ainda mostra desaceleração da economia; confira os números divulgados nesta terça (05) - Marcos Santos/USP Imagens

Nesta terça-feira (05), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados mais recentes do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Os números revelam um aumento de 0,1% na atividade econômica do país durante o terceiro trimestre de 2023, indicando, no entanto, uma desaceleração no ritmo de crescimento.

PIB do Brasil tem crescimento no 3º trimestre de 2023, mas com menor força

Conforme os dados do IBGE, o PIB brasileiro no terceiro trimestre de 2023 atingiu a marca de R$ 2,741 trilhões, representando um aumento de 7,2% em relação ao período pré-pandemia, que corresponde ao último trimestre de 2019. No geral, o país registrou um crescimento de 0,1% em comparação com o trimestre anterior.

Ao considerar o acumulado do PIB ao longo do ano (de janeiro a setembro), a taxa de crescimento atingiu 3,2%, superando os 3,1% registrados no mesmo período de 2022. Quando comparado ao mesmo intervalo do ano anterior, sem considerar a soma dos trimestres, observou-se um aumento de 2%.

Apesar da desaceleração econômica em relação aos índices anteriores, que no trimestre passado estava em alta de 0,9%, o resultado do PIB superou as expectativas do consenso Refinitiv de analistas e da pesquisa da Reuters. Ambos previam uma queda de 0,2% em relação ao trimestre anterior.

 

Leia Também

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), celebrou o resultado positivo nesta terça, destacando-o em uma transmissão ao vivo ao lado de Lula (PT). Haddad enfatizou que os resultados confirmaram sua previsão de um crescimento de 3% para o ano de 2023.

PIB CRESCE NO GOVERNO LULA

Tags

Autor

Veja também

Webstories