O mais recente relatório "Focus" do Banco Central, divulgado nesta quinta-feira (22), traz notícias animadoras sobre as perspectivas econômicas para o fim de 2024.
Segundo as projeções dos economistas do mercado financeiro, houve um aumento na estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e uma redução nas expectativas de inflação.
PROJEÇÕES DO PIB E DA INFLAÇÃO MELHORAM EM 2024
O boletim "Focus" desta semana apresentou melhora em dois pontos: o crescimento acumulado da inflação em 2024 e a taxa de crescimento do PIB para o mesmo ano.
A média das análises dos economistas entrevistados indica um aumento de 0,08% na expectativa de crescimento do PIB para 2024. Esta estimativa subiu de 1,60% para 1,68% em relação à semana anterior.
O PIB, que representa a união de todos os bens e serviços produzidos no país, é um indicador fundamental para avaliar a evolução econômica de uma nação.
- Quer ficar informado sobre política, eleições e tudo que envolve o jogo do poder? Clique aqui para se inscrever no nosso canal do WhatsApp.
No que diz respeito à inflação, os analistas revisaram para baixo as projeções de crescimento para 2024, diminuindo em 0,01%. Com isso, o índice retoma o resultado anterior de 26 de janeiro, com uma expectativa de 3,81% até o fim de 2024.
A meta de inflação estabelecida para 2024 é de 3%, com uma faixa aceitável entre 1,5% e 4,5%, com isso, a nova estimativa permanece dentro desse objetivo definido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
Para o ano de 2025, a projeção foi ajustada para cima, de 3,51% para 3,52%. Dado que a meta de inflação também é de 3%, a taxa projetada permanece dentro do intervalo aceitável estabelecido.