Fitness

Treino em Casa: 5 exercícios para ficar em forma sem sair do conforto do lar

Educador físico afirma que é possível conseguir mesmo resultado da academia com exercícios em casa, conheça 5 opções.

Imagem do autor
Cadastrado por

Maria Letícia Menezes

Publicado em 03/06/2024 às 21:33
Notícia

Com a correria do dia a dia e os compromissos que nos consomem, nem sempre é possível encontrar tempo para se exercitar em uma academia.

No entanto, isso não significa que devemos negligenciar nossa saúde e bem-estar. Felizmente, existem inúmeras maneiras de se manter ativo e saudável sem sair do conforto do lar. 

Segundo o educador físico Francis de Carvalho, em entrevista ao Portal A Gazeta, garante que é possível atingir alguns dos mesmos resultados da academia com exercícios em casa:

"É possível atingir bons resultados usando o peso corporal, ou seja, sem precisar de acessórios e equipamentos, desde que realizados de forma e na intensidade correta.", afirma. 

VEJA TAMBÉM:

Veja 5 exercícios para fazer em casa

Ainda de acordo com o professor, veja 5 entre os principais exercícios para fazer em casa e ficar em forma:

1. Agachamento

O agachamento é um dos exercícios mais completos e eficazes para fortalecer os músculos das pernas, glúteos e core.

Para realizá-lo corretamente, comece em pé, com os pés na largura dos ombros. Em seguida, flexione os joelhos e abaixe o corpo como se estivesse sentando em uma cadeira, mantendo o peso nos calcanhares.

Certifique-se de manter as costas retas e o abdômen contraído durante todo o movimento. Desça até seu limite e retorne lentamente à posição inicial.

2. Prancha

A prancha é um exercício fundamental para fortalecer o core, ajudando a melhorar a postura e prevenir lesões nas costas.

Para realizar a prancha, deite-se de barriga para baixo e apoie o peso do corpo nos antebraços e nos dedos dos pés, formando uma linha reta dos ombros aos tornozelos.

Mantenha os músculos do abdomên contraídos e evite arquear as costas ou levantar os quadris. Segure a posição por 30 a 60 segundos, respirando profundamente.

Lembre-se que o tempo depende do seu condicionamento físico, faça o tempo que conseguir, mesmo que menos de 30 segundos!

3. Flexões

As flexões são um excelente exercício para fortalecer os músculos do peito, ombros, tríceps e core.

Para realizá-las corretamente, comece em uma posição de prancha, com as mãos posicionadas ligeiramente mais largas do que a largura dos ombros.

Abaixe o corpo até que o peito quase toque o chão, mantendo o corpo em linha reta. Em seguida, empurre o corpo de volta à posição inicial, estendendo completamente os braços.

Se necessário, você pode apoiar os joelhos no chão para facilitar o movimento.

4. Polichinelo

Os polichinelos são um exercício cardiovascular eficaz que também ajuda a aumentar a flexibilidade e a coordenação.

Para realizar este movimento, comece em pé com os pés juntos e os braços ao lado do corpo. Em seguida, dê um salto no ar enquanto abre os braços para os lados e as pernas para fora, formando um "X" com o corpo.

Ao pousar, retorne à posição inicial com os pés juntos e os braços ao lado do corpo. Repita este movimento de forma contínua, mantendo um ritmo constante.

Os polichinelos podem ser adaptados para diferentes níveis de condicionamento físico, tornando-os ideais para incluir em qualquer rotina de exercícios em casa.

5. Corrida Estacionária

A corrida estacionária é um exercício simples, mas altamente eficaz, para elevar a frequência cardíaca e queimar calorias.

Para realizá-la, comece em pé com os pés afastados na largura dos ombros. Em seguida, comece a correr no lugar, levantando os joelhos em direção ao peito enquanto balança os braços alternadamente.

Mantenha um ritmo rápido e constante durante todo o exercício para maximizar seus benefícios cardiovasculares.

A corrida estacionária pode ser adaptada para atender às suas necessidades de condicionamento físico, aumentando ou diminuindo a intensidade conforme necessário.

Você pode criar sua rotina de treinos em casa e incluir esses exercícios. Mas, lembre-se que o apoio e direcionamento de um profissional de educação física pode ajudar a potencializar os resultados que você deseja. 

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como orientação profissional de exercício físico. Para obter orientações específicas sobre rotinas de exercícios, treinamento ou preocupações relacionadas, é essencial consultar um profissional de educação física especializado.”

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor