Saúde

Treinos de pernas: Pode fazê-los por dois dias seguidos?

Especialista explica a importância do descanso

Imagem do autor
Cadastrado por

Guilherme Gusmão

Publicado em 03/06/2024 às 15:55
Notícia

Muitos adeptos da musculação ainda têm dúvidas sobre a questão de treinar pernas em dias consecutivos. Enquanto alguns acreditam que um descanso adequado é fundamental para a recuperação muscular e prevenção de lesões, outros defendem que só é possível desenvolver os músculos da área através de treinos seguidos.

De acordo com a nutricionista e personal trainer Aline Becker, não se pode treinar perna por dois dias seguidos, pois a musculatura requer tempo para recuperação.

Em entrevista ao SportLife, a profissional explicou que é preciso descanso para com que o processo de hipertrofia aconteça.

"O processo de hipertrofia acontece na regeneração das fibras. Durante o treino de musculação as fibras se rompem e então é no descanso que esse processo de recuperação acontece", pontuou a personal treiner, recomendando que os treinos de perna sejam realizados ao menos duas vezes na semana.

Ela explicou que em casos de exercícios mais intensos, a pessoa deve descansar de dois até quatro dias. Porém, a quantidade de dias dependerá "da quantidade de fibras, que rompeu durante o treino".

Já em casos de atividade leves, Aline destacou que um dia de descanso é considerado o suficiente.

Dicas

Para as pessoas que desejam alcançar bons resultados, a profissional recomendou exercícios multiariculares, que são aqueles que pegam mais de um grupamento muscular. Ela citou o agachamento livre, o agachamento sumô, o agachamento terra e o leg press como exemplos.

"A fundo, a fundo lateral, que exigem uma demanda muito grande, inclusive, um gasto calórico são maiores com esses exercícios complexos, que conseguimos fortalecer bem a musculatura. Depois disso, eu gosto de lapidar o formato da perna e do bumbum, com exercícios isolados. Aí vem a parte da caneleira, glúteo quatro apoios, glúteo de quadril, que são exercícios que digamos que pegam um grupamento muscular específico”, revelou.

A profissional, que também é nutricionista, falou também da combinação dos treinos com uma boa alimentação. Aline defendeu a inclusão do carboidrato e da proteína nas refeições para a potencialização dos treinos.

"Tem que ter um bom aporte proteico na dieta e ter uma boa quantidade de carboidrato para ter energia para os treinos”, finalizou.

VEJA TAMBÉM:

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor