Saúde

4 dúvidas comuns sobre o impacto do álcool no processo de emagrecimento

Especialista responde dúvidas sobre o impacto do álcool durante o processo de emagrecimento

Imagem do autor
Cadastrado por

Guilherme Gusmão

Publicado em 04/06/2024 às 15:42

Embora muitas pessoas associem o consumo de álcool à confraternização e descontração com os amigos, seus efeitos no corpo vão além da euforia momentânea. Entre as diversas consequências, uma que gera grande debate e preocupação é o impacto do álcool no processo de emagrecimento.

A bebida alcoólica atrapalha as pessoas que querem emagrecer pois reduz a capacidade do organismo de queimar gorduras.

Além disso, o álcool altera o metabolismo e frequentemente leva a pessoa a comem alimentos pouco saudáveis.

Para te ajudar a tomar decisões corretas, o Dr. Luiz Tintori, médico do esporte, esclareceu, em entrevista ao portal EdiCase Digital, algumas dúvidas que as pessoas ainda têm sobre o uso do álcool no processo de emagrecimento. Confira nesta matéria!

1. Por que bebidas alcoólicas prejudicam o emagrecimento?

O especialista afirmou que quem costuma beber geralmente combina o álcool com alguns alimentos calóricos, como queijo, churrasco e amendoim. Dessa forma, a pessoa que quer emagrecer é prejudicada não só na alteração metabólica, mas também na questão hormonal.

2. O que o álcool faz no nosso corpo?

O médico explicou que quando o álcool é consumido em doses médias, causa excitação no sistema nervoso central, e quando é consumido em doses altas, causa depressão no sistema nervoso.

"O consumo também leva a alterações de dopamina e cortisol, o que vai fazer com que a pessoa sinta a alta da bebida quando o seu efeito acabar, deixando-a mais irritada e cansada, o que abre margem para ela continuar bebendo para se sentir melhor", disse.

Já sobre o metabolismo, o álcool aumenta a resistência à insulina, e isso leva a um possível aumento de ganho de gordura e de fome. 

3. Existe algum tipo de bebida alcoólica que não prejudica o processo de emagrecimento?

Sendo objetivo na resposta, o doutor pontuou que não existe. Ele afirmou que qualquer bebida que contém álcool vai impactar nos processos de emagrecimento e hipertrofia, além de causar danos gerais para a saúde. 

4. Posso beber álcool durante a dieta?

Muitas pessoas ainda têm essa dúvida. Com isso, Luiz Tintori respondeu que "pensando em termos calóricos, pode, pois a bebida entrará na conta de calorias da dieta", porém ele também afirmou que esse consumo traz alterações metabólicas para o corpo, além disso reduz a absorção de muitas vitaminas, o que pode retarda os resultados da dieta. 

 

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor