saúde mental

Prática de exercícios reduz o risco de Alzheimer, dizem estudos

Além dos benefícios estéticos já conhecidos, as atividades físicas podem melhorar a saúde mental, principalmente dos idosos

Imagem do autor
Cadastrado por

Thales Alencar

Publicado em 06/06/2024 às 15:19
Notícia

Não é novidade que os exercícios físicos trazem um bem enorme à nossa saúde física, assim melhorando também, nossa saúde mental.

Mas você sabia que essas práticas também reduzem riscos de doenças graves como Alzheimer?

Um estudo pioneiro da Unicamp (Universidade de Campinas) se debruça sobre o assunto e os resultados colhidos foram muito positivos.

Os autores da pesquisa estudaram dois grupos por seis meses, um deles praticava exercícios físicos, enquanto o outro não.

Cerca de 20% dos participantes com comprometimento cognitivo leve apresentaram melhoras significativas após o período de estudo.

Além disso, analisando o plasma sanguíneo dos participantes, os pesquisadores identificaram a presença de irisina, hormônio produzido durante as atividades físicas.

Em paralelo a isso, algumas pesquisas no Rio de Janeiro mostraram que altos índices de irisina reduzem a incidência de Alzheimer em idosos.

A junção dessas pesquisas induz à associação de que idosos que se exercitam têm menos chances de serem afetados pela doença.

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como orientação profissional de exercício físico. Para obter orientações específicas sobre rotinas de exercícios, treinamento ou preocupações relacionadas, é essencial consultar um profissional de educação física especializado.”

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor