Saúde

Veja como os exercícios físicos podem trazer benefícios para a saúde mental

Estudos comprovam que as atividades físicas trazem melhorias para a mente

Imagem do autor
Cadastrado por

Guilherme Gusmão

Publicado em 06/06/2024 às 16:17
Notícia

Entre as diversas maneiras de cuidar da saúde mental, uma das mais eficientes é através da realização de exercícios físicos. Além dos treinos trazerem inúmeros benefícios para o corpo, eles oferecem melhorias para a mente.

Um estudo, publicado em 2018, sugeriu que os exercícios físicos melhoram a cognição, reduzem os riscos de doenças psiquiátricas, como ansiedade e depressão, e as chances de desenvolvimento de enfermidades neurodegenerativas, como o Alzheimer.

Já uma outra pesquisa, publicada em 2011, sugere que os treinos estimulam a atividade no hipocampo. Esse é o centro da memória e aprendizado no cérebro, e há relação entre o volume da região e o risco de demência.

Durante os experimentos do estudos, 120 pessoas adultas foram observadas. Foi constatado que a prática de esportes aumentou o volume do hipocampo em 2%, revertendo a perda da capacidade de memória em até dois anos.

Em entrevista ao portal Metrópoles, a psicóloga Gabriela Borba, especialista em terapia Cognitiva Comportamental (TCC), destacou a importância de entender como a prática de exercício pode desempenhar um papel importante na redução da depressão e ansiedade.

Ela afirmou que ao longo dos anos, as pessoas viram que a prática regular de atividade física não melhorou apenas a saúde física e controlou doenças como diabetes e obesidade, mas também teve "impactos significativos na saúde mental".

A profissional revelou que durante os treinos são liberadas endorfinas, que são conhecidas como "hormônios da felicidade". Elas promovem uma sensação de bem-estar e alivia o estresse.

Vale salientar que além dessas melhorias, os exercícios físicos podem proporcionar um senso de realização e controle sobre a própria vida. Outro ponto considerado benéfico é a interação entre indivíduos durante os treinos. A socialização pode afastar sentimentos de solidão.

VEJA TAMBÉM:

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor