Gordura no fígado: saiba 10 alimentos que ajudam a evitar o problema
Junho é o mês de conscientização sobre a esteatose hpática. Saiba os melhores alimentos para evitar a gordura no fígado e garantir saúde para o órgão!
O fígado, nosso incansável maestro da saúde, enfrenta diversos desafios no mundo moderno.
Um dos mais comuns é o acúmulo de gordura, também conhecido como esteatose hepática, que afeta milhões de pessoas e pode levar a graves complicações.
Junho é o mês de conscientização sobre a esteatose hepática. E o Ministério da Saúde destaca a má alimentação como um dos principais fatores da doença.
Por isso, ter alimentos que são bons para o fígado na alimentação é essencial se você quer evitar o problema. Veja abaixo uma lista com 10 alimentos que cumprem essa função.
Alimentos bons para gordura no fígado
Os alimentos reconhecidos como bons para o fígado, são, na verdade, alimentos que ajudam com desintoxicação do órgão.
Segundo o Dr. João Merheb, nutrólogo do Hospital São Lucas Copacabana destaca os seguintes alimentos como os principais para quem deseja evitar gordura no fígado.
1. Espinafre
Rico em fibras, vitaminas e minerais, como ferro e ácido fólico, que auxiliam na desintoxicação do fígado e na produção de bile, prevenindo o acúmulo de gordura.
2. Azeite de Oliva
Fonte de gorduras monoinsaturadas e compostos fenólicos que combatem a inflamação e reduzem o colesterol, protegendo o fígado da esteatose.
3. Repolho
Rico em fibras, glucosinolatos e compostos antioxidantes que auxiliam na desintoxicação do fígado, na redução da inflamação e na prevenção do acúmulo de gordura.
4. Grãos integrais
Fonte de fibras insolúveis que regulam o intestino e controlam o açúcar no sangue, diminuindo o risco de acúmulo de gordura no fígado.
5. Nozes
Fonte de ômega-3, fibras e vitamina E, que combatem a inflamação, reduzem o colesterol e protegem o fígado da esteatose.
6. Tomate
Fonte de licopeno, um poderoso antioxidante que protege as células do fígado contra danos e ajuda na digestão de gorduras.
7. Abacate
Rico em fibras e gorduras monoinsaturadas, que auxiliam na redução da inflamação e no controle do colesterol, prevenindo o acúmulo de gordura no fígado.
8. Laranja
Rica em vitamina C, um poderoso antioxidante que protege as células do fígado contra danos e auxilia na digestão de gorduras.
9. Alho
Possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o fígado contra danos e auxiliam na digestão, diminuindo o acúmulo de gordura.
10. Cúrcuma
Contém curcumina, um poderoso composto anti-inflamatório que melhora a função hepática e reduz a resistência à insulina, prevenindo o acúmulo de gordura no fígado.
VEJA TAMBÉM:
Lembre-se: esta lista é apenas uma sugestão, e a melhor dieta para você pode variar de acordo com suas necessidades individuais. Consulte um nutricionista para uma avaliação personalizada.
Com informações de Hospital São Lucas
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”