Bradesco emite alerta para clientes; Veja como se proteger de golpes digitais
O Bradesco emitiu um alerta para seus clientes. Descubra as principais táticas usadas pelos golpistas e como se proteger eficazmente!
Os golpes digitais têm se tornado cada vez mais comuns, à medida que mais pessoas utilizam a internet e dispositivos conectados.
Com o aumento das tentativas de fraudes, o Bradesco emitiu um alerta, orientando seus clientes sobre as principais táticas usadas pelos golpistas e como se proteger.
Um estudo recente da Koin aponta que 62,4% dos brasileiros já enfrentaram tentativas de golpes virtuais, sendo que 41,8% dessas tentativas ocorreram em sites de compras.
LEIA TAMBÉM: Golpe do 'PIX errado' cresce: bancos alertam sobre novas fraudes
Além disso, 80% da população brasileira já foi vítima de algum tipo de golpe digital, e a taxa de estelionatos aumentou em 8,2% de 2022 a 2023, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
Como um dos maiores bancos do Brasil, o Bradesco tem reforçado suas medidas de segurança contra fraudes digitais, especialmente em um cenário preocupante.
3 golpes realizados em clientes do Bradesco
Golpe da central de atendimento falsa
O golpista se passa por funcionário do banco para obter dados pessoais e financeiros, utilizando tecnologia para falsificar o número de telefone.
Ao acessar o app Bradesco durante a ligação, você receberá alertas de segurança. Se a ligação for confiável, basta continuar; se tiver dúvidas, feche o app e desligue.
Golpe da mão fantasma
O criminoso finge ser funcionário do banco e pede a instalação de softwares de acesso remoto para "remover vírus" ou fazer "atualizações de segurança".
Uma vez instalado, ele acessa suas informações pessoais e bancárias, podendo realizar consultas e movimentações na conta.
Golpe no WhatsApp
O golpista obtém seu número de celular, geralmente por sites de anúncios, e finge ser funcionário da empresa, alegando um problema.
Ele pede o código recebido por SMS, habilitando sua conta do WhatsApp no celular dele. Com acesso aos seus contatos e conversas, solicita dinheiro emprestado a amigos e familiares.
LEIA TAMBÉM: Golpe do Bolsa Família: saiba o que é e como evitar
Como se proteger de golpes digitais?
- Não realize nem autorize procedimentos solicitados por terceiros em seu celular, computador, tablet ou conta;
- Não clique em links ou sites indicados por terceiros, nem execute arquivos de mensagens suspeitas
- De acordo com o Bradesco, se receber esse tipo de ligação no telefone fixo, sua linha pode ficar presa com os golpistas, que simulam ser da central de atendimento do banco. Desligue a chamada e use outro telefone pra entrar em contato com os canais oficiais do banco e confirmar a veracidade das informações
VEJA TAMBÉM: GOLPE IPVA: Detran faz alerta sobre falso site; saiba como se prevenir
Como instalar o app do Bradesco com segurança?
Para quem ainda não utiliza o app oficial do Bradesco, o banco recomenda que o download seja feito apenas nas lojas de aplicativos oficiais.
No Android, procure o aplicativo Bradesco na Google Play, clique em “Instalar” e aguarde a conclusão.
No iOS, o processo é semelhante: acesse a App Store, clique em “Obter” e, em seguida, “Abrir” o aplicativo após a instalação.