Culinária

Sabores do Nordeste: Quais comidas tem um tempero tipicamente nordestino?

Conheça alguns pratos típicos

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 07/10/2021 às 12:22
Notícia
Pixabay
Acarajé - FOTO: Pixabay

O Nordeste tem uma cultura muito rica e diversificada. A culinária é um dos principais destaques porque há pratos típicos para todos os gostos. O tempero tipicamente nordestino é muito querido por quem mora na região e é inesquecível para os turistas.

..

Veja alguns pratos que são sucesso nos estados nordestinos:

Buchada de Bode

A buchada é feita com as entranhas do bode. Elas são cortadas, temperadas e cozidas em bolsas feitas com o próprio estômago do animal.

Tapioca

A tapioca é feita utilizando a goma da mandioca e pode ser consumida com diversos recheios, como queijo, coco, frango, leite condensado, chocolate e muito mais.

Acarajé

Muito consumido na Bahia, o acarajé é um bolinho frito no azeite de dendê, feito com feijão fradinho, sal, alho, gengibre, cebola e recheado com camarão. Quanto mais "quente" o prato, mais pimenta terá na receita.

Baião de Dois

Feito com arroz, feijão, carne seca e queijo coalho, o prato ficou ainda mais popular por causa da canção “Baião de Dois”, parceria do compositor Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga.

Carne de sol

Antigamente, a carne era ligeiramente salgada e colocada para secar ao sol, mas, atualmente, ela é seca de maneira diferente (em um local coberto). O prato geralmente é assado e servido junto com queijo coalho.

Cuscuz

 

O cuscuz nordestino é feito principalmente com flocos de milho, é servido quente e pode ser acompanhado de ovos, queijo, manteiga, carne de charque e muito mais, de acordo com as preferências de cada um.

> Como fazer cuscuz nordestino? Aprenda a fazer receita que conquista gerações
> Cuscuz nordestino ou paulista? Polêmica culinária se transforma em rivalidade na internet; veja memes

Moqueca

A moqueca é um cozido de peixe que pode conter outros frutos-do-mar, além de leite de coco e azeite de dendê. Na região, o prato costuma ser servido com pirão, arroz e farofa.

Vatapá

O vatapá é um creme feito com farinha de rosca ou fubá, castanha de caju, pimenta, leite de coco, amendoim, pão, azeite de dendê e camarão. Costuma ser servido com arroz ou também pode virar um recheio para o Acarajé.

Caranguejo

Prato famoso no Ceará, pode ser servido sozinho ou acompanhado por siri, camarão, ostras e outros frutos do mar, mas também pode incluir outras combinações. No Maranhão, ele costuma ser servido com molhos à base de tomate ou coco.

*Com informações do site Melhores Destinos

Comentários