A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou nesta sexta-feira (28) que os resultados das primeiras análises laboratoriais do Instituto Evandro Chagas, localizado no Pará, descartaram o coronavírus em dois dos cinco pacientes notificados no Estado. O instituto é uma das referências nacionais para diagnóstico do Covid-19 no Brasil.
- Cachorro de paciente com coronavírus testa positivo para doença
- Número de casos suspeitos de coronavírus em Pernambuco sobe para cinco
- Casos suspeitos de coronavírus no Brasil passam de 130
- Unimed Caruaru desmente caso suspeito de coronavírus
- Medo do coronavírus: farmácias fracionam venda de máscaras em Caruaru
- Abre Parênteses #27: A chegada do coronavírus no Brasil e os cuidados que precisamos tomar
- Primeiro caso de coronavírus é confirmado no Brasil
- Mulher de Caruaru é o 1º caso suspeito de coronavírus em Pernambuco
Os casos descartados foram o da mulher de 51 anos moradora de Caruaru e do homem pernambucano, de 24 anos, que mora na Itália e tinha vindo visitar a família durante o Carnaval. Os dois estão internados no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) com quadros de saúde estáveis.
Casos em investigação
Outros três casos continuam sob investigação: um homem pernambucano de 41 anos que esteve em Veneza, na Itália, e voltou para Recife no dia 12 de fevereiro; um homem de 37 anos com histórico de viagem para Itália e uma mulher de 34 anos que também esteve no país europeu.
Maiores detalhes sobre as testagens, bem como novas informações sobre o Covid-19 no Estado, serão repassadas pelo Governo em coletiva de imprensa às 17h, na sede da SES-PE.
Coronavírus no mundo
A epidemia, descoberta em dezembro em Wuhan, na China, contaminou mais de 78,6 mil pessoas naquele país, das quais 2,7 mil morreram. O balanço provisório da epidemia do coronavírus Covid-19 é de 2,8 mil mortos e mais de 82 mil pessoas infectadas, de acordo com dados reportados por 48 países e territórios. Das pessoas infectadas, mais de 33 mil se recuperaram. No Brasil, há apenas um caso confirmado da doença.
Veja o avanço do coronavírus: