menu

Sobe para três o número de mortos pelo coronavírus em Pernambuco

Vítimas estavam internadas em um hospital particular do Recife

Canadense que está entre os mortos chegou ao Recife através do cruzeiro Silver Shadow
Canadense que está entre os mortos chegou ao Recife através do cruzeiro Silver Shadow (Tião Siqueira/JC Imagem)

Subiu para três o número de mortos pelo novo coronavírus em Pernambuco. Os novos casos são de dois pacientes que estavam internados no Real Hospital Português (RHP). Um deles era morador do Recife e tinha 69 anos. O outro era estrangeiro, do Canadá, e havia chegado ao Recife através do navio de cruzeiro Silver Shadow, que chegou ao Recife no dia 12 de março. Ele tinha 79 anos.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o canadense passou mal no momento do desembarque do navio e foi atendido pelo Serviço de Atendimento de Urgência (Samu). A equipe médica identificou a febre, a tosse e a dificuldade de respirar, sintomas do coronavírus. Ele foi levado para o Real Hospital Português, entubado e levado para a UTI.

Na unidade de saúde, foi mantido em ventilação mecânica e hemodiálise, e o tratamento foi feito com o antiviral oseltamivir (tamiflu), indicado para tratar influenza em pessoas com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Também foi utilizada a combinação entre azitromicina e hidroxicloroquina. O paciente, que era ex-fumante e tinha problemas cardíacos, morreu na madrugada desta quinta.

Já o morador do Recife tinha viajado para Portugal e Itália, e chegou em Pernambuco no dia 10 de março. Dois dias depois, foi atendido em um hospital da rede privada com febre e alteração na ausculta pulmonar. Foi realizada a coleta do material para análise de laboratório e ele foi liberado para ficar isolado em casa. Porém, no dia 19 de março, ele procurou a emergência do Hospital Português com dispneia e insuficiência respiratória. Ele foi entubado e levado à UTI.

A diálise começou no dia 21 de março. Mesmo com a gravidade do caso, ele estava sem febre e não precisou utilizar drogas vasoativas na segunda-feira (23). Porém, na quarta (25), teve piora da função renal. Durante a internação, foi utilizado antibiótico e a combinação entre azitromicina e hidroxicloroquina. Não tinha indicação para uso do oseltamivir. Ele também faleceu na madrugada de quinta.

Primeira morte

A primeira morte pelo coronavírus foi confirmada na quarta-feira (25). A vítima foi um idoso de 85 anos, que estava internado no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), referência para a Covid-19 na rede estadual. Ele morava no Recife e tinha diabetes, hipertensão e cardiopatia isquêmica. O idoso apresentou os primeiros sintomas da doença na última quarta-feira (18) e foi internado na unidade de saúde na última sexta-feira (20). Ele estava com febre, tosse seca e dificuldade para respirar, além de dor toráxica.

Número de casos

Até essa quarta, Pernambuco confirmou 46 casos da Covid-19. Os casos estão distribuídos em seis municípios: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Belo Jardim e Petrolina. Um novo boletim com os números atualizados será divulgado na tarde desta quinta.