Subiu para três o número de mortos pelo novo coronavírus em Pernambuco. Os novos casos são de dois pacientes que estavam internados no Real Hospital Português (RHP). Um deles era morador do Recife e tinha 69 anos. O outro era estrangeiro, do Canadá, e havia chegado ao Recife através do navio de cruzeiro Silver Shadow, que chegou ao Recife no dia 12 de março. Ele tinha 79 anos.
- Vereador acusa prefeito de Águas Belas de cavar covas para vítimas de coronavírus; prefeitura nega
- Número de casos confirmados do coronavírus no Brasil sobe para 2.433
- Prefeitura de Petrolina confirma segundo caso do novo coronavírus no município
- "Acreditem na gravidade da situação", apela secretário de Saúde de PE após primeira morte por coronavírus
- Pernambuco registra primeira morte por coronavírus
- Coronavírus: Compesa não poderá suspender fornecimento de água por falta de pagamento
- Bolsonaro quer que ministro da Saúde proponha isolamento do coronavírus apenas para idosos
- Coronavírus: Férias das escolas privadas de Pernambuco são antecipadas para abril
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o canadense passou mal no momento do desembarque do navio e foi atendido pelo Serviço de Atendimento de Urgência (Samu). A equipe médica identificou a febre, a tosse e a dificuldade de respirar, sintomas do coronavírus. Ele foi levado para o Real Hospital Português, entubado e levado para a UTI.
Na unidade de saúde, foi mantido em ventilação mecânica e hemodiálise, e o tratamento foi feito com o antiviral oseltamivir (tamiflu), indicado para tratar influenza em pessoas com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Também foi utilizada a combinação entre azitromicina e hidroxicloroquina. O paciente, que era ex-fumante e tinha problemas cardíacos, morreu na madrugada desta quinta.
Já o morador do Recife tinha viajado para Portugal e Itália, e chegou em Pernambuco no dia 10 de março. Dois dias depois, foi atendido em um hospital da rede privada com febre e alteração na ausculta pulmonar. Foi realizada a coleta do material para análise de laboratório e ele foi liberado para ficar isolado em casa. Porém, no dia 19 de março, ele procurou a emergência do Hospital Português com dispneia e insuficiência respiratória. Ele foi entubado e levado à UTI.
A diálise começou no dia 21 de março. Mesmo com a gravidade do caso, ele estava sem febre e não precisou utilizar drogas vasoativas na segunda-feira (23). Porém, na quarta (25), teve piora da função renal. Durante a internação, foi utilizado antibiótico e a combinação entre azitromicina e hidroxicloroquina. Não tinha indicação para uso do oseltamivir. Ele também faleceu na madrugada de quinta.
Primeira morte
A primeira morte pelo coronavírus foi confirmada na quarta-feira (25). A vítima foi um idoso de 85 anos, que estava internado no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), referência para a Covid-19 na rede estadual. Ele morava no Recife e tinha diabetes, hipertensão e cardiopatia isquêmica. O idoso apresentou os primeiros sintomas da doença na última quarta-feira (18) e foi internado na unidade de saúde na última sexta-feira (20). Ele estava com febre, tosse seca e dificuldade para respirar, além de dor toráxica.
Número de casos
Até essa quarta, Pernambuco confirmou 46 casos da Covid-19. Os casos estão distribuídos em seis municípios: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Belo Jardim e Petrolina. Um novo boletim com os números atualizados será divulgado na tarde desta quinta.