Covid-19

Petrolina tem quarto caso confirmado de coronavírus

Idoso de 68 já estava sendo monitorado por ter entrado em contato com infectado

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 09/04/2020 às 14:44
Fiocruz
FOTO: Fiocruz

A Prefeitura de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, confirmou o quarto caso de infecção pelo novo coronavírus (covid-19) no município. Trata-se de um idoso de 68 anos que havia viajado para Fortaleza (CE). Ele já estava sendo monitorado pela Secretaria Municipal de Saúde por ter tido contato com uma pessoa infectada no outro estado.

O exame foi realizado no dia 3 de abril e saiu nesta quinta. O idoso está internado em isolamento em um hospital da rede privada de Petrolina. As pessoas que tiveram contato com o homem estão sendo monitoradas em isolamento domiciliar.

Uma cura na cidade

Dos quatro casos testados positivos para Covid-19 em Petrolina, um já está recuperado. Os outros pacientes estão internados em hospitais das redes pública e privada, sendo acompanhados pela equipe da rede municipal de saúde, assim como os familiares.

Petrolina corta gastos e R$ 14,6 milhões serão redirecionados para saúde

> UPAE de Petrolina vira unidade dedicada para o novo coronavírus

> São João de Petrolina é adiado por causa do novo coronavírus

Aumento de casos e de mortes

Subiu para 555 o número de casos confirmados do novo coronavírus (covid-19) em Pernambuco. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), foram 154 novas confirmações nas últimas 24h, até o início da tarde desta quinta-feira (9).

O número de mortes também aumentou: foram mais 10 óbitos (quatro mulheres e seis homens), com idades entre 49 e 93 anos. Os falecimentos ocorreram entre os dias 5 e 7 de abril, mas a confirmação dos testes saiu nesta quinta. Pernambuco soma agora 56 mortes pela Covid-19.

Números subiram 5 vezes em uma semana

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) pediu em vídeo nesta quinta-feira (9) que a população não viaje no feriado de Páscoa, que começa nesta sexta-feira (10), conhecida pelos cristãos como Sexta-Feira Santa.

O gestor do Executivo estadual evidenciou que os casos de coronavírus aumentaram cinco vezes dentro de uma semana: no dia 2 de abril, eram 106 casos confirmados. Nesta quinta (9), o número subiu para 555. Com relação às mortes pela Covid-19, o aumento foi ainda mais significativo no período: os óbitos subiram de nove para 56 em sete dias.