A Secretaria de Saúde de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, recebeu nessa quinta-feira (9) 800 testes rápidos para verificar o novo coronavírus. A pasta adquiriu outros 1.600, que estão previstos para chegar nos próximos 15 dias. Inicialmente, serão testados os profissionais de saúde que estão na linha de frente no cuidado a pacientes com suspeita da doença, em especial os das UPAs e do Hospital Manoel Afonso.
- Deputado pede que São João não tenha fogueiras por causa do coronavírus
- Pernambuco é o terceiro estado do Brasil com mais mortes por coronavírus
- Pernambuco tem 49 recuperados do novo coronavírus
- Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, atendeu sete pacientes com coronavírus
- PE confirma mais 154 casos de coronavírus; total sobe para 555 com 56 mortes
- Número de bebês com coronavírus em Pernambuco sobe para três
Os profissionais de saúde elegíveis para fazer o teste são os que tiveram síndrome gripal (quadro respiratório agudo, com sensação febril ou febre, acompanhada de tosse, dor de garganta, coriza ou dificuldade de respirar) e estão afastados das atividades por este motivo. Os testes serão feitos entre 10 a 14 dias após o início dos sintomas, para aumentar a sensibilidade.
"Essa medida é importante para identificar os profissionais de saúde que podem ter contraído a covid-19 e também para eles sentirem mais segurança e trabalharem com mais tranquilidade", explicou o secretário de saúde de Caruaru, Francisco Santos.
Até essa quinta-feira (9), Caruaru tinha cinco casos confirmados do novo coronavírus. Outros dez estão em investigação e 56 foram descartados.
> População terá temperatura aferida ao ser abordada em barreiras sanitárias em Caruaru
> Caruaru utiliza monitoramento por geolocalização no combate ao coronavírus
> Hospital Manoel Afonso, em Caruaru, é ampliado para atendimento exclusivo do coronavírus
Como funcionam os testes rápidos?
De acordo com o Ministério da Saúde, o teste rápido é indicado apenas entre o sétimo e décimo dia do início dos sintomas e não é recomendado para uso em toda a população, já que não consegue diagnosticar o início da doença. Coleta-se uma gota de sangue (da mesma forma que é feita para verificar a taxa de açúcar), e a partir dela é possível detectar a presença de anticorpos IgG e IgM, defesas produzidas pelo corpo contra o vírus SARS-CoV-2, que causa a Covid-19.
Os resultados saem dentro de 15 a 30 minutos. Ainda segundo o ministério, este tipo de teste possui algumas limitações, uma vez que resultados negativos não excluem a infecção por SARS CoV 2.
Teste RT-PCR
Segundo a prefeitura de Caruaru, os profissionais de saúde que estão apresentando sintomas a partir desta semana poderão realizar o teste RT-PCR a partir do protocolo da Secretaria Estadual de Saúde.
Este tipo de teste de biologia molecular identifica o vírus logo no início, no período em que ainda estão agindo no organismo. Estes são utilizados nos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen). As pessoas com síndrome respiratória aguda grave também estão sendo testadas a partir de protocolos já estabelecidos.