Covid-19

Número de casos de coronavírus em Caruaru sobe para cinco

Cidade tem outros dez casos em investigação

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 10/04/2020 às 8:15
Pixabay
FOTO: Pixabay

O número de casos confirmados do novo coronavírus (covid-19) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, subiu para cinco, de acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) nessa quinta-feira (9).

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que foram dois casos novos. O primeiro trata-se de caso importado, quando a pessoa viajou para locais em que havia transmissão da doença. O paciente esteve internado em um hospital particular com um quadro leve. Ele não está mais no período de transmissão e não apresenta mais sintomas.

A outra confirmação foi de transmissão comunitária, quando não é possível saber com quem o paciente pegou a doença. Ele está internado no Hospital Mestre Vitalino, e o quadro de saúde é estável.

Além dos casos confirmados através de exames laboratoriais, Caruaru tem 10 casos em investigação. Outros 56 foram descartados. O número de casos de síndrome gripal (sintomas provocados por outros vírus) é 347.

Aumento de casos e de mortes

Subiu para 555 o número de casos confirmados do novo coronavírus (covid-19) em Pernambuco. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), foram 154 novas confirmações nas últimas 24h, até o início da tarde desta quinta-feira (9).

O número de mortes também aumentou: foram mais 10 óbitos (quatro mulheres e seis homens), com idades entre 49 e 93 anos. Os falecimentos ocorreram entre os dias 5 e 7 de abril, mas a confirmação dos testes saiu nesta quinta. Pernambuco soma agora 56 mortes pela Covid-19. O número de recuperados é 49.

Números subiram 5 vezes em uma semana

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) pediu em vídeo nesta quinta-feira (9) que a população não viaje no feriado de Páscoa, que começa nesta sexta-feira (10), conhecida pelos cristãos como Sexta-Feira Santa.

O gestor do Executivo estadual evidenciou que os casos de coronavírus aumentaram cinco vezes dentro de uma semana: no dia 2 de abril, eram 106 casos confirmados. Nesta quinta (9), o número subiu para 555. Com relação às mortes pela Covid-19, o aumento foi ainda mais significativo no período: os óbitos subiram de nove para 56 em sete dias.

Municípios com casos

Os casos confirmados estão distribuídos por 35 municípios: Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Igarassu, Moreno, Olinda, Paulista, Recife, Pombos, São Lourenço da Mata, Vitória de Santo Antão, Bom Jardim, Carpina, João Alfredo, Lagoa do Carro, Limoeiro, Paudalho, Passira, Catende, Palmares, Belo Jardim, Caruaru, Cachoeirinha, Frei Miguelinho, Garanhuns, Capoeiras, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina, Ipubi, Aliança, Goiana, Macaparana e Timbaúba), além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países.