Saúde

Idoso é primeiro caso positivo de coronavírus em Gravatá

Ele chegou a ficar internado em área clínica de hospital antes do diagnóstico

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 13/04/2020 às 16:38
Pixabay
FOTO: Pixabay

Um idoso de 78 anos é o primeiro caso confirmado de coronavírus em Gravatá, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a prefeitura do município, o paciente deu entrada no Hospital Municipal Dr. Paulo da Veiga Pessoa no dia 29 de março com quadro de perda de força motora. Ele foi transferido para o Hospital da Restauração, no Recife, com suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e ficou internado em uma área clínica.

Ainda segundo a prefeitura, o idoso só apresentou sintomas respiratórios alguns dias depois. No dia 7 de abril, ele fez um teste para coronavírus, que deu negativo. O exame foi repetido no dia 10 e deu positivo.

Casos em investigação

Gravatá instala barreiras sanitárias para abordar veículos durante a Semana Santa

Outros dois casos continuam em investigação na cidade: um médico que recebeu alta do hospital e está em casa e uma paciente de 43 anos que está internada em um hospital do Recife. Gravatá teve ainda quatro casos descartados.

"A prefeitura reforça o pedido de colaboração dos gravataenses para que respeitem o isolamento social e todas as medidas preventivas adotadas pela gestão", diz a nota do município.

Números em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou nesta segunda-feira (13) que o número de casos confirmados do novo coronavírus (covid-19) chegou a 1.154. Já as mortes subiram para 102. Nesse domingo (12), completou um mês que o primeiro caso foi confirmado no Estado.