Balanço

Caruaru tem 23 casos confirmados do novo coronavírus; com três mortes

Prefeitura realizou coletiva de imprensa nesta quinta para atualizar cenário da doença na cidade

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 23/04/2020 às 11:16
Reprodução/YouTube
FOTO: Reprodução/YouTube

A cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, registra 23 casos confirmados do novo coronavírus (covid-19), com três mortes. Há ainda 90 casos em investigação e 134 foram descartados.

Prefeitura de Caruaru recomenda uso de máscaras para quem for sair de casa

Veja cronograma de entrega de kits alimentares para alunos da rede municipal de Caruaru

Grades são colocadas em praças de Caruaru para evitar circulação de pessoas

O novo balanço foi divulgado nesta quinta-feira (23), com dados atualizados até as 18h da quarta (22). O primeiro caso confirmado na cidade foi no dia 23 de março, exatamente há um mês.

Nesta quinta, a prefeitura realizou uma coletiva de imprensa para atualizar o cenário do coronavírus na cidade.

Confira os principais pontos:

Ações sanitárias

Entre as ações da prefeitura para conter o avanço da doença na cidade está a recomendação do uso de máscaras para quem for sair de casa. Para alguns estabelecimentos, o uso será obrigatório. Um decreto será publicado ainda nesta quinta com os detalhes sobre a decisão.

De acordo com a prefeitura, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Boa Vista será transformada em uma UPA Respiratória, para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas respiratórios. A prefeitura monitora 906 pessoas com síndrome gripal. As pessoas que moram no bairro e precisam de atendimento médico para outras doenças podem procurar o Centro de Saúde da Boa Vista, que funcionará como uma Upinha, das 7h às 23h.

Outras medidas, como as barreiras sanitárias, continuam em andamento, tanto nas entradas da cidade como nos bairros. Em um mês, 180 mil pessoas foram abordadas pelas barreiras. Nelas, os profissionais de saúde repassam informações sobre a covid-19 e aferem a temperatura dos motoristas e passageiros. Algumas das notificações da cidade foram feitas a partir destas abordagens.

A prefeitura informou ainda que adquiriu mais testes rápidos para o coronavírus. O secretário de Saúde, Francisco Santos, informou que em breve serão realizados de 15 a 18 mil testes por milhão de habitante, tornando Caruaru uma das cidades que mais testam no estado. Foram adquiridos ainda 11 respiradores pulmonares para uso no Hospital Municipal Manoel Afonso.

Reabertura do comércio

Sobre a reabertura do comércio, a prefeita informou que ainda não há previsão por parte do governo estadual, que é responsável por esta decisão. De acordo com Raquel Lyra, a prefeitura participa de reuniões com representantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e empresários do setor produtivo para colher sugestões e construir protocolos para quando a reabertura puder ocorrer. Ainda segundo ela, não haverá surpresas e as ações serão coordenadas com outras cidades da região, como Santa Cruz do Capibaribe e Toritama.

Isolamento social

O secretário de Saúde informou que a prefeitura continua monitorando o índice de isolamento social da população, através de uma empresa especializada na geolocalização dos smartphones. Segundo as autoridade sanitárias, o isolamento é uma das principais formas de evitar a disseminação do vírus. De acordo com Francisco Santos, a liberação do auxílio emergencial por parte do Governo Federal fez com que as pessoas saíssem mais de casa na última semana. Apesar disto, segundo ele, a população está cumprindo o isolamento nos fins de semana e feriados.

São João

É grande a expectativa da população sobre o destino do São João, a principal festa da cidade. De acordo com a prefeita, ainda estão sendo realizados levantamentos e reuniões para que seja tomada alguma decisão sobre o evento. A previsão é de que até o início do mês de maio haja alguma resposta sobre a festa. "O São João toca a alma do nosso povo, não é só um evento. Vamos tratar com o maior carinho e cuidado possível", garantiu.