O Governo de Pernambuco deverá decidir sobre o lockdown (quarentena geral) por causa do novo coronavírus até o fim desta semana, de acordo com o colunista do Jornal do Commercio Igor Maciel.
> Pernambuco estuda lockdown após queda no isolamento e aumento de casos
> Coronavírus: Saiba quais estados brasileiros já decretaram o lockdown
O Estado já garantiu que os serviços essenciais - como supermercados, farmácias, entre outros - não serão afetados, independentemente da decisão que será tomada.
- Caruaru tem 80 casos confirmados do novo coronavírus
- Coronavírus: Prefeitura de Petrolina aumentará medidas restritivas na cidade
- Coronavírus: Saiba quais estados brasileiros já decretaram o lockdown
- Ministério da Saúde diz que pico do coronavírus ocorrerá entre maio e julho
- Caruaru confirma mais dez casos de coronavírus; total sobe para 76
- Indígena recém-nascida morre por coronavírus no Sertão de Pernambuco
- Interior de Pernambuco deve receber 500 leitos para tratamento do coronavírus
Representantes do governo discutem possíveis formatos para novas medidas restritivas da circulação de pessoas e analisam os resultados dos modelos tomados em outros estados brasileiros. O ideia é que haja o anúncio e seja divulgado um prazo para o início, para que as pessoas eventualmente possam se programar.
Para implantar medidas mais duras e minimizar a circulação nas ruas, é necessário o apoio das Forças Armadas. Porém, o Ministério da Defesa ainda não se pronunciou publicamente sobre o assunto.
Número de casos subindo
De acordo com o balanço mais recente, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) nessa terça-feira (5), Pernambuco somava 9.325 casos confirmados do novo coronavírus (covid-19). Destes, 5.741 são graves e 3.584 leves. O estado teve 749 óbitos pela covid-19.