Benefício

Agências da Caixa estão abertas neste sábado para pagar auxílio emergencial

Saques e transferências foram liberados para beneficiários nascidos em dezembro

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 13/06/2020 às 8:45
Jailton Júnior/JC Imagem
FOTO: Jailton Júnior/JC Imagem

A Caixa Econômica Federal (CEF) abre neste sábado (13) 41 agências em Pernambuco para atender os beneficiários do auxílio emergencial. O horário de funcionamento é das 8h às 12h. Em todo o Brasil, são 680 unidades em funcionamento.

Nesta etapa, a segunda parcela do benefício está sendo disponibilizada para saque em espécie e transferências, de acordo com o calendário, para as pessoas que receberam a primeira parcela até 30 de abril. O governo ainda não divulgou o calendário de pagamento para as pessoas que receberam a primeira parcela após esta data.

Saque de auxílio emergencial será liberado para todos na próxima segunda

Bolsonaro pode vetar prorrogação do auxílio emergencial

Antes, os beneficiários já podiam movimentar os recursos de forma digital, através do aplicativo Caixa Tem. Quem tem direito ao auxílio e nasceu entre janeiro e novembro já teve o saque e a transferência liberados. A partir deste sábado, podem sacar e transferir o dinheiro os aniversariantes de dezembro.

É possível sacar a segunda parcela do auxílio emergencial nas máquinas de autoatendimento ou nas lotéricas. O beneficiário também pode transferir o valor para contas da Caixa e de outros bancos.

Lembrando que para sacar, é preciso gerar um código autorizador (token) através do aplicativo Caixa Tem. As pessoas que tiverem dificuldade para gerar o código podem pedir auxílio aos funcionários do banco.

A lista das agências abertas neste sábado está disponível no site da Caixa. O banco informa que todos os que chegarem às unidades até 12h serão atendidos, mesmo após o fechamento.

Guedes confirma prorrogação do auxílio emergencial por dois meses

Mais maquininhas receberão pagamentos feitos com auxílio emergencial

Terceira parcela

O presidente da República, Jair Bolsonaro, indicou que o calendário de pagamento da terceira parcela do auxílio emergencial deve ser divulgado na próxima semana. Os beneficiários do Bolsa Família começarão a receber no dia 17 de junho. Neste sábado (13), a Caixa Econômica Federal termina a liberação dos saques e transferências da segunda parcela do auxílio.

Também não foi divulgado ainda o calendário de pagamentos da segunda parcela do auxílio para os aprovados que receberam a primeira parcela depois de 30 de abril. O presidente da Caixa havia informado que o pagamento seria feito um mês após o recebimento da primeira parcela, que ocorreu entre 19 e 29 de maio.

Brasil terá programa de renda mínima permanente após pandemia

PF deflagra operação para apurar fraudes em auxílio emergencial

O que é preciso para receber o auxílio?

- Ser maior de 18 anos de idade;

- Não ter emprego formal ativo;

- Não ser titular de benefício previdenciário ou assistencial, de seguro-desemprego ou de programa de transferência de renda federal, com exceção do Bolsa Família*;

- Ter renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo ou a renda familiar mensal total seja de até três salários mínimos;

- Não ter recebido rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70.

Além disso, o beneficiário tem que se encaixar em um dos três perfis:

- Ser microempreendedor individual (MEI);

- Ser contribuinte individual do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social);

- Ser trabalhador informal, autônomo ou desempregado, de qualquer natureza, inclusive o intermitente inativo, inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) até 20 de março de 2020 ou que cumpra, nos termos de autodeclaração, o requisito de renda mensal per capita de até meio salários mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

*O auxílio emergencial, segundo a lei, vai substituir o benefício do Bolsa Família nas situações em que for mais vantajoso, de forma automática.