Operação Pescaria

Advogado de Thiago Nunes afirma que Polícia Federal obstrui trabalho da defesa

Prefeito de Agrestina foi preso na última quinta-feira em operação da Polícia Federal

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 14/09/2020 às 15:50
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

A TV Jornal entrevistou com exclusividade o advogado Ademar Rigueira, que faz a defesa do prefeito de Agrestina, Thiago Nunes, que foi preso na última quinta-feira (10) dentro da terceira fase da Operação Pescaria, da Polícia Federal. Durante a entrevista, o advogado criticou a operação policial e chegou a afirmar que a PF está obstruindo o trabalho da defesa.

Câmara de Agrestina convoca reunião para definir futuro da gestão municipal

PF prende prefeito e vice de Agrestina por suspeita de fraude em licitação

Thiago Nunes, o vice-prefeito, Zito da Barra, o secretário de Administração, Márcio Elson Rodrigues Patrício, e dois empresários foram presos na investigação que apura um suposto esquema de fraudes em licitação, lavagem de dinheiro e desvios de recursos públicos.

Confira a entrevista:

TV Jornal: Qual o posicionamento adotado pela defesa?

Ademar Rigueira: Nós tomamos conhecimento como a imprensa tomou, na semana passada, na quinta-feira, da operação, e estamos tendo muita dificuldade, por incrível que pareça, numa operação que resultou em consequências gravíssimas, o afastamento de um prefeito, um vice-prefeito e um secretário eleitos democraticamente pela vontade do povo de Agrestina. Nós não conseguimos até agora ter acesso à plenitude do que foi produzido pela Polícia Federal de Caruaru. A delegada tem agido estranhamente, obstruindo o trabalho da defesa.

Tivemos que na sexta-feira peticionar ao desembargador relator para que fosse fornecida a cópia da representação, porque só tínhamos até então a própria decisão do desembargador e o pedido das prisões, mas esses pedidos extremamente incompletos, que faziam remissão a provas nos autos que não foram produzidos para a defesa, então é de se estranhar que se afaste dessa forma o prefeito da cidade o a defesa sequer tenha acesso à integralidade do que foi produzido pela Polícia Federal.

Hoje acreditamos que nós vamos ter acesso, já estamos preparando uma petição ao próprio desembargador federal que proferiu a decisão, que acreditamos que foi induzido claramente em erro. É um inquérito de lavagem de dinheiro apenas, de organização criminosa, que não faz remissão aos crimes antecedentes praticados pelo prefeito. Não se sabe ao certo qual foi o crime que o prefeito cometeu, porque o que se tem nos autos são relações privadas de empréstimos, de pagamentos pelo prefeito com pessoas que são denominadas como agiotas, mas não se sabe efetivamente qual é a vinculação a um crime praticado em detrimento do erário.

Se faz remissão à construção de uma creche em Agrestina que o povo de Agrestina sabe que essa creche acabou de ser entregue. Um valor de R$ 200 mil que foi plenamente entregue à população agora. Então qual foi o crime? É fraude a licitação? É corrupção? Não se sabe ao certo. Se tem na base da representação da Polícia Federal que induziu em erro o desembargador, se tem uma série de ilações, de conjecturas, como se esses empréstimos fossem derivados de um crime de corrupção. Mas não se tem prova alguma efetiva dessa prática. É isso que estranhamos, para chegar ao ponto de se afastar como se afastou, às vésperas de uma eleição, às vésperas de uma convenção, um prefeito de uma cidade como Agrestina.

TV Jornal: Existe alguma previsão para a soltura dele?

Ademar Rigueira: Nós vamos entrar hoje com essa petição, acredito que o desembargador vai agilizar ao máximo, porque se trata de uma medida drástica, privativa de liberdade. Acredito que no mais tardar até amanhã a gente vá ter alguma posição com relação à soltura do prefeito.