Spray nasal que bloqueia infecção pelo coronavírus é descoberto por cientistas

Estudo foi divulgado na quinta-feira (05)
Lindayanne Silva Florêncio
Publicado em 07/11/2020 às 11:24
Alvo terapêutico para o câncer de ovário foi identificado por pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos Foto: Pixabay


Um estudo internacional divulgado na quinta-feira (05) mostrou a eficácia de um spray nasal no bloqueio da infecção pelo novo coronavírus. O teste foi feito em furões, e mostrou que o produto conseguiu bloquear completamente a absorção do vírus nos animais.

Ainda não foi feito nenhum teste em humanos, mas traz para os cientistas um ânimo no combate à pandemia. De acordo com os pesquisadores, o spray não é tóxico e se trata de um inibidor de lipopeptídeo dimérico que bloqueia a primeira etapa crítica de infecção.

Os cientistas explicaram que o spray promove uma barreira que impede que haja uma fusão entre o vírus e a membrana da célula hospedeira na superfície celular ou na membrana endossômica, protegendo a célula da contaminação.

O estudo é financiado pelo National Institute of Health e pelo Columbia University Medical, e reúne cientistas da Columbia University Medical Center dos EUA, Erasmus Medical Center na Holanda e Cornell University nos EUA. Para que sejam feitos testes em humanos será necessária mais uma rodada de financiamento.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory