Descontos

Como não ser enganado na Black Friday? Confira dicas do Procon

Órgão divulga sugestões sobre como se proteger para evitar as fraudes

Antonio Virginio Neto
Antonio Virginio Neto
Publicado em 23/11/2021 às 10:51
Notícia
Foto: divulgação
A Black Friday, período de grandes descontos no varejo, vem se consolidando mais a cada ano como um período aguardado e de aquecimento das vendas antes do Natal para o comércio. - FOTO: Foto: divulgação
Leitura:

Preço baixo, salário na conta e diversas ofertas nas lojas. Apesar da Black Friday ser uma temporada atrativa para aquecer a economia e comprar sem peso na consciência, alguns cuidados são necessários para que o sonho de comprar barato não vire no pesadelo de um golpe. A campanha, que acontece nesta sexta-feira (26), de acordo com a Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) deve ser aproveitada com cuidado, tanto em lojas físicas quanto na internet. 

..

Aqueles que desejam adquirir produtos devem planejar-se com antecedência para entender primeiro os valores do produto em condições normais, o quanto podem gastar, bem como, ficar atento para evitar compras por impulso, para que o orçamento não fique apertado.

Quais são as orientações do Procon para compras físicas?

Segundo informações divulgadas pelo Procon Caruaru,  os planejamentos devem auxiliar para evitar a prática conhecida como 'maquiagem' de preços. Essa determinação consiste em lojas que aumentam o valor dos produtos semanas antes para, depois, anunciar supostos descontos. 

Outra recomendação que o Procon Caruaru faz é que o consumidor fique atento aos prazos referentes a entrega, troca e devolução dos produtos. O órgão anunciou fiscalizações intensificadas em lojas da cidade durante a campanha para auxiliar aqueles que se sintam prejudicados.

Quais são as orientações do Procon para compras virtuais?

Para aqueles que preferem realizar as compras virtualmente, o Procon orienta cautela em relação aos estabelecimentos escolhidos. Em 2020, o órgão divulgou uma lista com 200 sites que possuem má reputação.  É importante conferir essa lista antes de realizar a compra. 

De acordo com o gerente geral do Procon Caruaru, Nyverson Moura, deve-se todo cuidado é pouco. "Se possível, faça uma pesquisa de preço e escolha, com cautela, verificando, atentamente, o site oficial de cada loja antes de realizar a compra", explica. 

Também é possível saber o nível de confiança dos portais de serviços através do Portal do Consumidor. Na plataforma  Procon aconselha o consumidor a acessar o site do Portal do Consumidor (consumidor.gov.br), em que é possível verificar o índice de reclamações.

Como denunciar ao Procon empresas que não cumprem o combinado na Black Friday?

Caso sintam-se lesados por alguma loja, os clientes podem entrar em contato com o Procon Caruaru através de múltiplos canais de atendimento. Dúvidas e reclamações podem ser enviadas por telefone no número (81) 3727-0289, WhatsApp (81) 9 8384-5909 ou ainda através do Caruaru Digital.

Para aqueles que não possuem acesso à internet, o atendimento presencial no órgão segue acontecendo, com todas as restrições sanitárias. A sede do Procon Caruaru fica localizada na Rua Floriano Peixoto, 147, no centro da cidade. O atendimento no local acontece de segunda a sexta, das 7h às 13h.

Comentários

Mais Lidas