Pandemia

Vai ter Carnaval em Pernambuco em 2022? Confira quais cidades já cancelaram a festa

Com o aumento dos casos da Covid-19 e com expressivo crescimento de infectados pela H3N2 as cidades começaram a cancelar as festividades

Bruna Padilha
Bruna Padilha
Publicado em 05/01/2022 às 19:32
Notícia
Flávio Lima/TV Jornal Interior
Bandeira de Pernambuco foi reverenciada durante o Carnaval de Bezerros - FOTO: Flávio Lima/TV Jornal Interior

Na primeira semana do ano, já entra a expectativa dos festejos do carnaval, tanto para os foliões quanto para os setores de eventos. O Governo de Pernambuco está hesitante quando a realização da festa em 2022, aumentos de casos da Covid-19, o surgimento de novas variantes e da gripe H3N2.

..

O secretário de Turismo e Lazer do Estado, Rodrigo Novaes, falou com a Rádio Jornal na última segunda (3) que o Governo de Pernambuco está aguardando um posicionamento oficial das autoridades de saúde do país para definir a realização ou não da festividade.

A festa deveria acontecer entre 25 de fevereiro e 5 de março neste ano. Alguns principais municípios de Pernambuco já estão se posicionando para a realização dos festejos, confira quais as cidades que já cancelaram o Carnaval este ano.

Recife

Na noite de quarta-feira (5) a Prefeitura do Recife anunciou a suspensão das programações oficiais do Carnaval de 2022. De acordo com a gestão, apesar de avançada a vacinação, o município enfrenta uma grande quantidade de casos de gripe. A cidade deu um salto no número de infectados pelo vírus influenza H3N2 em poucos dias.

Jaboatão

As autoridades de Jaboatão dos Guararapes anunciaram também na quarta-feira (5) que não haverá Carnaval em áreas públicas da cidade. A motivação é a mesma que fez o festejo ser cancelado no ano passado, a pandemia de Covid-19, mas esse ano com o agravante da epidemia da Influenza.

De acordo com o município, os blocos que desfilam na época dos festejos, foram comunicados com um mês de antecedência do início oficial da festa.

Olinda

Através de uma coletiva de imprensa, Olinda anunciou que esse ano a festa não será realizada novamente e prometeu um auxílio financeiro para aqueles que dependem da festa. Como os outros municípios, a intenção do cancelamento é evitar a disseminação da Covid-19 e Influenza.

Bezerros

Por mais um ano a Prefeitura de Bezerros informou que não irá realizar a Folia do Papangu. A Secretaria de Turismo e Cultura realizou uma pesquisa com os moradores antes de tomar a decisão e cancelar as festas de rua por conta da Covid-19.

Camocim

O município de Camocim foi um dos primeiros municípios a divulgar o cancelamento dos festejos no município. No dia 30 de dezembro, a cidade divulgou que não iria acontecer as tradicionais festividades de fim de ano e a Festa de São Félix. Alguns dias depois a prefeitura também cancelou o Carnaval.

Catende

Em nota a TV Jornal Interior a prefeitura de Catende informou que com o decreto do Governo do Estado de mais 3 meses de calamidade em virtude da Covid e da nova influenza, temporariamente se estão cancelados os festejos da cidade, como todos tipos de festividades públicas e privadas

 

Comentários