Farmacêutica recolhe lotes do medicamento Losartana; entenda motivo

Medicamento é usado para tratar hipertensão arterial
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 08/03/2022 às 10:18
Componentes da Losartana Potássica podem causar alterações no DNA dos usuários, o que aumenta a possibilidade de desenvolver câncer a longo prazo Foto: Sanofi Medley


O laboratório Sanofi Medley anunciou que vai recolher lotes do medicamento anti-hipertensivo Losartana Potássica, da marca Medley.

LOSARTANA: Saiba por que medicamento está sendo recolhido

Para que serve Losartana?

O medicamento faz parte da lista de distribuídos gratuitamente pelo SUS e é usado para tratar hipertensão arterial, além de combater doenças cardíacas e proteger rins em pacientes com Diabetes tipo 2.

O recall da Losartana foi anunciado na última quinta-feira (3), após a empresa perceber a presença de impurezas mutagênicas na fórmula do medicamento que podem provocar alterações no DNA.

LEIA MAIS: LOSARTANA: Veja quais os tipos de Losartana que precisam ser devolvidos

                   LOSARTANA: o que fazer caso faça uso da medicação?

Riscos

 

Essas alterações, a longo prazo, pode aumentar o risco de desenvolvimento de câncer. Porém, a farmaucêutica destaca que o risco específico de causar câncer ainda é desconhecido em pessoas.

Os medicamentos que serão recolhidos são: Losartana potássica + hidroclorotiazida 50 mg + 12,5 mg; Losartana potássica + hidroclorotiazida 100 mg + 25 mg; Losartana potássica 50 mg; Losartana potássica 100 mg.

A devolução da Losartana é gratuita para os consumidores. É importante consultar o médico para obter orientações sobre como devolver e como continuar o tratamento sem o medicamento.

Saiba o que fazer se toma o medicamento que está sendo recolhido

Confira o comunicado:

*Com informações do site TV Jornal


Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory