astronomia

Pesquisadores da Nasa captam o som de buraco negro; ouça

Segundo a Nasa, esses sinais foram ressintetizados no alcance da audição humana

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 06/05/2022 às 11:54 | Atualizado em 06/05/2022 às 11:54
Notícia
Divulgação/Nasa
Som do interior do aglomerado de galáxias Perseus foi traduzido pelos cientistas - FOTO: Divulgação/Nasa

Em uma missão da Nasa, astrônomos conseguiram gravar o som de um buraco negro, no centro do aglomerado de galáxias Perseus.

Um buraco negro é uma região formada no espaço que contém um forte campo gravitacional, e desde 2003, o do centro da galáxia Perseus tem sido associado com som.

..

Os astrônomos descobriram que ondas de pressão enviadas pelo buraco negro causavam ondulações no gás quente do aglomerado que se traduzem em uma nota, que os humanos não conseguem escutar.

Uma nova sonificação feita pelos estudiosos traz mais notas para essa "máquina de som" do buraco negro. A "tradução" som foi divulgada pela Nasa.

A nova sonificação é considerada pela Nasa diferente de outras realizadas antes. As ondas sonoras identificadas previamente pelos astrônomos foram extraídas e feitas audíveis pela primeira vez nessa nova sonificação de Perseus.

Segundo a Nasa, esses sinais foram ressintetizados no alcance da audição humana, escalados em 57 e 58 oitavas acima do seu tom verdadeiro.

Ou seja, podemos ouvir os sons do buraco negro porque eles estão 144 quatrilhões e 288 quatrilhões de vezes mais alto que sua frequência original.

Comentários