Detran-PE suspende temporariamente emissão de CNH; entenda o motivo

Saiba quando o serviço de emissão de carteira de motorista retorna
Gabriela Luna
Publicado em 27/05/2022 às 11:29
A ampliação vale para todos os processos de habilitação ativos nos órgãos e entidades executivas de trânsito dos estados e do Distrito Federal Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil


O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) suspendeu a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) até a próxima terça (31), para realizar a substituição do documento pelo novo modelo, conforme a resolução 886/2021 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A previsão é de que a partir da quarta-feira (1) o serviço seja retomado.

A Permissão Internacional para Dirigir (PID) também será suspensa. O processo será retomado na mesma data definida para a CNH, em 1º de junho.

MUDANÇAS NA CARTEIRA DE HABILITAÇÃO

A mudança na CNH vale tanto para o documento físico quanto para o digital. Quem tem o documento dentro da validade, não precisa efetuar a mudança agora, apenas quando for efetivada a renovação ou caso o usuário solicite uma 2ª via.

Segundo o Detran-PE, o novo modelo da CNH traz informações sobre restrições médicas e atividade remunerada, codificada em campo específico.

O tipo de veículo que o portador está habilitado vem marcado em tabela com imagens dos veículos.

Ainda segundo o órgão de trânsito, permanecem no novo modelo da CNH, o QR Code, que guarda todas as informações do condutor, a cor verde com detalhes em dourado e a fotografia.

Além disso, também ficam mantidas a validade de 10 anos para motoristas de até 50 anos de idade, cinco anos para quem tem até 69 anos, e três anos para os condutores a partir dos 70 anos.

 

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory