VACINA

COVID-19: Anvisa aprova uso emergencial da CoronaVac para crianças de 3 a 5 anos

A agência seguiu recomendação das áreas técnicas e autorizou, por unanimidade, utilização do imunizante no plano nacional de vacinação

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 14/07/2022 às 9:17
Notícia
NELSON ALMEIDA / AFP
CAMPANHA Crianças de 5 a 11 anos foram incluídas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 em 5 de janeiro - FOTO: NELSON ALMEIDA / AFP

Durante reunião, nessa quarta-feira (13), em Brasília, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu autorizar a aplicação emergencial da vacina CoronaVac, contra a covid-19, em crianças de 3 a 5 anos de idade.

Por unanimidade, a agência seguiu recomendação das áreas técnicas e autorizou a imunização com duas doses da vacina produzida pelo Instituto Butantan, no intervalo de 28 dias. A aprovação vale somente para crianças que não são imunocomprometidas.

..

A decisão foi baseada em diversos estudos nacionais e internacionais sobre a eficácia da vacina em crianças. As pesquisas foram realizadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Instituto Butantan.

"Vacinar crianças de 3 a 5 anos contra a covid-19 pode ajudar a evitar que elas fiquem gravemente doentes se contraírem o novo coronavírus", explicou Meiruze Souza Freitas, diretora da Anvisa e relatora do pedido.

A faixa etária entre 5 e 11 anos começou a ser vacinada contra a covid-19 em janeiro.Nesse caso, são aplicados os imunizantes da Pfizer (versão pediátrica) e a CoronaVac. No entanto, ainda não há prazo para o início da utilização do imunizante no plano nacional de vacinação para as crianças de 3 a 5 anos de idade . A decisão caberá ao Ministério da Saúde.

Comentários