NOVO GOLPE DO UBER: motoristas começam corridas sem passageiros no carro

Entenda mais sobre tentativa de golpe que está acontecendo na plataforma do Uber
Vitória Floro
Publicado em 14/07/2023 às 20:55
Aplicativo Uber Foto: Divulgação


Motoristas do aplicativo Uber estão aplicando um novo golpe em passageiros, conhecido como "golpe do código de segurança". Agora, é necessário ficar atento a essa prática, em que alguns motoristas utilizam uma funcionalidade do aplicativo para cobrar valores altos por viagens sem a presença real dos passageiros.

O golpe foi exposto em uma reportagem da Folha de São Paulo, que descreve como o método funciona. Antes de chegar ao local de embarque, o motorista entra em contato com o usuário por meio do chat do aplicativo e solicita o código de segurança da corrida.

Após o passageiro fornecer o número, os motoristas conseguem iniciar a viagem, mesmo sem o passageiro a bordo. Esse número é conhecido como U-código, uma combinação de quatro dígitos que serve como o código de segurança da Uber.

O objetivo original desse código é proporcionar mais segurança nas corridas, permitindo que tanto o motorista quanto o passageiro verifiquem se estão na corrida correta ao conferirem a combinação do código.

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Casos de golpe envolvendo alguns motoristas do Uber foram relatados nas redes sociais, conforme investigado pela Folha. Alguns usuários da cidade de São Paulo compartilharam suas experiências como vítimas desse golpe.

"Foi assim que aconteceu comigo: assim que a motorista aceitou a corrida, ela mandou uma mensagem no chat pedindo o código. Eu não sabia como funcionava e acabei fornecendo.

O aplicativo ficou instável, a corrida começou sem mim e foi direcionada para outros lugares. Depois recebi uma notificação informando que a viagem havia sido concluída, com uma cobrança de R$ 50", relatou Fernanda Gasparino à Folha.

Em resposta, a Uber esclareceu que possui uma ferramenta chamada U-Código, que consiste em uma senha de quatro dígitos, gerada pelo aplicativo para cada viagem. Essa senha deve ser fornecida verbalmente pelo usuário ao motorista ao entrar no veículo, para que a viagem possa ser iniciada.

A empresa enfatizou, em comunicado, a importância de não compartilhar os quatro dígitos com o motorista antes de ele chegar ao ponto de embarque.

"Caso a pessoa acredite ter sido vítima de crime cometido pela outra parte, a empresa encoraja que sejam acionadas as autoridades competentes. A Uber possui uma equipe formada por ex-policiais e um time de resposta a autoridades prontos a colaborar com as investigações, na forma da lei", afirmou a Uber.

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