Lula indicou a dois de seus confidentes mais próximos que Flávio Dino é a sua escolha para a vaga que se abrirá no Supremo Tribunal Federal (STF) com a aposentadoria da Ministra Rosa Weber.
A informação foi revelada pelo jornalista Guilherme Amado, do portal Metrópoles.
Flávio Dino tem se mantido discreto em relação à possibilidade de ser nomeado, chegando até a proibir que qualquer pessoa o mencionasse como candidato ao STF.
Mesmo entre seus círculos mais próximos, ele tem reafirmado que seu principal plano é se lançar na corrida política pós-Lula.
Os outros dois nomes que estão sendo cogitados para a vaga são Bruno Dantas, atual presidente do Tribunal de Contas da União, e Jorge Messias, que ocupa o cargo de advogado-geral da União.
Messias é o favorito entre os ministros do governo, enquanto Dantas já recebeu sinais de Lula indicando que poderia ser o escolhido. Portanto, ambos acreditam que o desfecho ainda está em aberto.
MULHER NEGRA NO STF
Apesar dos principais candidatos, há uma campanha mobilizada por militantes feministas e do movimento negro para a indicação de uma mulher negra para a Suprema Corte.
Inclusive, esta mobilização conta até com um curta-metragem. Com uma série de iniciativas planejadas para setembro, o Instituto de Defesa da População Negra (IDPN) espera chamar a atenção para a falta de uma ministra negra no STF através do lançamento do curta-metragem “Todo Mundo Tem Um Sonho”.