POLÍTICA

Lula sinaliza preferência por Dino em vaga do STF após aposentadoria de Rosa Weber

Além de Dino, vaga também pode ser ocupada por Jorge Messias ou Bruno Dantas

Cadastrado por

Vitória Floro

Publicado em 14/09/2023 às 7:38 | Atualizado em 14/09/2023 às 8:15
Segundo Dino, a guarda aerá parecida com a Força Nacional, mas com comando próprio
Segundo Dino, a guarda aerá parecida com a Força Nacional, mas com comando próprio - José Cruz/Agência Brasil

Lula indicou a dois de seus confidentes mais próximos que Flávio Dino é a sua escolha para a vaga que se abrirá no Supremo Tribunal Federal (STF) com a aposentadoria da Ministra Rosa Weber.

A informação foi revelada pelo jornalista Guilherme Amado, do portal Metrópoles.

Flávio Dino tem se mantido discreto em relação à possibilidade de ser nomeado, chegando até a proibir que qualquer pessoa o mencionasse como candidato ao STF.

Mesmo entre seus círculos mais próximos, ele tem reafirmado que seu principal plano é se lançar na corrida política pós-Lula.

Os outros dois nomes que estão sendo cogitados para a vaga são Bruno Dantas, atual presidente do Tribunal de Contas da União, e Jorge Messias, que ocupa o cargo de advogado-geral da União.

Messias é o favorito entre os ministros do governo, enquanto Dantas já recebeu sinais de Lula indicando que poderia ser o escolhido. Portanto, ambos acreditam que o desfecho ainda está em aberto.

MULHER NEGRA NO STF

Apesar dos principais candidatos, há uma campanha mobilizada por militantes feministas e do movimento negro para a indicação de uma mulher negra para a Suprema Corte. 

Inclusive, esta mobilização conta até com um curta-metragem. Com uma série de iniciativas planejadas para setembro, o Instituto de Defesa da População Negra (IDPN) espera chamar a atenção para a falta de uma ministra negra no STF através do lançamento do curta-metragem “Todo Mundo Tem Um Sonho”.

Tags

Autor

Veja também

Webstories