A pesquisa Genial/Quaest divulgou com exclusividade para coluna de Leonardo Sakamoto, no Uol, um novo recorte do levantamento.
Entre os tópicos apresentados, mostra-se que a maioria dos eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) acreditam que sua importância no Brasil diminuiu nos últimos 20 anos.
ELEITORES DE BOLSONARO X ELEITORES DE LULA SOBRE IMPORTÂNCIA NO PAÍS
As análises apresentam um ressentimento de um público conservador com o processo de maior inclusão social durante o início dos anos 2000, já nos primeiros mandatos do presidente Lula (PT).
Enquanto isso, o público de Lula, que tende a ser mais progressista, vê uma melhora em sua importância na sociedade.
O levantamento apresenta que 43% dos eleitores que votaram em Bolsonaro no segundo turno das eleições de 2022 acreditam que passaram a ter menos importância nos últimos 20 anos.
- Quer ficar informado sobre política, eleições e tudo que envolve o jogo do poder? Clique aqui para se inscrever no nosso canal do WhatsApp.
Veja os dados para essa categoria:
- Acham que passaram a ter menos importância nos últimos 20 anos: 43% do eleitorado de Bolsonaro no segundo turno das eleições
- Acham que nada mudou sobre nos últimos 20 anos: 42% do eleitorado de Bolsonaro
- Acham que tiveram mais importância nos últimos 20 anos: 9% do eleitorado de Bolsonaro
Enquanto isso, 63% dos eleitores que votaram em Lula no segundo turno afirmam que passaram a ter mais importância nas últimas décadas. Confira os números para esse grupo:
- Acham que passaram a ter menos importância nos últimos 20 anos: 10% do eleitorado de Lula no segundo turno das eleições de 2022
- Acham que nada mudou sobre nos últimos 20 anos: 23% do eleitorado de Lula
- Acham que passaram a ter mais importância nos últimos 20 anos: 63% do eleitorado de Lula
SOBRE A GENIAL QUAEST
A última pesquisa Genial/Quaest entrevistou 2 mil pessoas entre os dias 25 e 27 de fevereiro. O índice de confiabilidade é de 95% e a margem de erro de 2,2%, para mais ou para menos.