Saúde e bem estar

4 melhores exercícios físicos para aliviar o estresse e ansiedade

Veja como se movimentar para ter mais bem estar

Imagem do autor
Cadastrado por

Marilia Pessoa

Publicado em 07/06/2024 às 12:39 | Atualizado em 07/06/2024 às 12:40

O estresse afeta pessoas de todas as idades e podem causar irritabilidade, ansiedade, insônia, dor de cabeça, menos disposição, entre outros problemas.

As atividades físicas, treinos e prática esportiva podem ajudar a aliviar o estresse e diminuir a ansiedade, além de trazer bem estar e autoestima.

Os exercícios físicos liberam endorfina, que melhoram o humor, promovem uma sensação de bem-estar físico e mental, melhoram a qualidade do sono, entre outros benefícios importantes.

A seguir, confira alguns exercícios que ajudam a aliviar o estresse e a ansiedade:

1) Alongamentos

Os alongamentos ajudam a diminuir a tensão no corpo e a relaxá-lo. Comece pelos membros superiores e depois vá para os inferiores. Você pode fazer em qualquer lugar e até mesmo no intervalo do trabalho.

2) Dança

A movimentação do corpo de maneira mais divertida ajuda a fortalecer os músculos e ainda deixa a mente mais relaxada. Escolha um ritmo que você gosta e aproveite!

Você pode fazer aulas em grupo, dupla ou até mesmo em casa, sozinho.

3) Caminhada

A caminhada, principalmente ao ar livre, é uma boa forma de começar a se exercitar. Ela ajuda a liberar endorfinas, melhora a circulação do sangue, fortalece os músculos, entre outros.

4) Tai chi chuan

Essa arte marcial considerada uma forma de meditação é composta por movimentos circulares e posturas que ajudam a exercitar os músculos, relaxar a mente, melhorar a circulação sanguínea e trazer bem estar.

*Fonte: Blog Clínica SiM

Confira também: Quatro exercícios de pilates para praticar em casa

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como orientação profissional de exercício físico. Para obter orientações específicas sobre rotinas de exercícios, treinamento ou preocupações relacionadas, é essencial consultar um profissional de educação física especializado.”

Tags

Autor