Treino funcional para iniciantes: 6 exercícios simples para começar
Esse tipo de atividade física é uma completa, eficaz e acessível. Ela utiliza o peso do corpo para trabalhar vários grupos musculares
O treino funcional é um tipo de exercício físico que utiliza movimentos do dia a dia e o peso do corpo para trabalhar diversos grupos musculares ao mesmo tempo.
A modalidade pode trazer diversos benefícios para o corpo, como melhora da força muscular e do condicionamento físico, queima de calorias, além da melhora da coordenação, do equilíbrio e da agilidade.
Esse tipo de treino é uma boa opção para quem quer começar a fazer exercícios por ser prático, simples e fácil de aprender e executar.
A seguir, confira alguns dos melhores exercícios funcionais para iniciantes:
1) Prancha
Esse exercício trabalha diversos grupos musculares, principalmente o core e os abdominais, trazendo mais estabilidade e força, além de ajudar na definição da região.
A dica para fazer é manter postura alinhada, contraindo o abdômen e glúteos.
2) Agachamento:
O agachamento ajuda no fortalecimento dos membros inferiores, core e glúteos. Sem o peso, ele torna-se mais fácil de fazer para quem está começando.
3) Afundo:
Esse exercício trabalha cada perna trazendo mais equilíbrio e força muscular. A dica é começar com passos curtos e aumentar a amplitude gradativamente mantendo a postura correta.
4) Flexão de Braço:
A flexão de braço fortalece a região do peitoral, tríceps e ombros. Para quem é iniciante, a dica é começar apoiado nos joelhos.
5) Agachamento com Salto:
Esse tipo de agachamento movimenta bastante o corpo, trabalha diversos músculos e é ótimo para queimar calorias.
6) Burpee:
O burpee trabalha todo o corpo e ainda ajuda na resistência cardiovascular. Considerado intenso, o exercício é composto por movimentos como agachamento, flexão de braço e salto.
Veja mais: Benefícios de praticar exercícios físicos pela manhã
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como orientação profissional de exercício físico. Para obter orientações específicas sobre rotinas de exercícios, treinamento ou preocupações relacionadas, é essencial consultar um profissional de educação física especializado.”