Aniversário

Caruaru completa 163 anos em meio à pandemia do novo coronavírus

SJCC Interior preparou programação especial para comemorar a data

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 18/05/2020 às 6:58
Janaína Pepeu/Divulgação
FOTO: Janaína Pepeu/Divulgação

Considerada a maior cidade do interior do estado em termos de desenvolvimento econômico, a cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, tem a população estimada de mais de 300 mil habitantes. A Princesinha do Agreste é conhecida nacionalmente pelo "Maior e Melhor São João do Mundo"; pelo maior centro de artes figurativas das Américas, o Alto do Moura; e pela Feira, onde "de tudo o que há no mundo tem pra vender", como bem escreveu o compositor Onildo Almeida na canção entoada pelo Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Os superlativos só demonstram a grandiosidade e importância que tem a história do "País de Caruaru".

O município completa 163 anos nesta segunda-feira (18), mas a comemoração será diferente: não vai ter a tradicional cerimônia de hasteamento das bandeiras, o corte do bolo e as apresentações culturais nos pontos turísticos. A pandemia do novo coronavírus mudou a rotina de todos, e por isto a celebração vai ser em forma de solidariedade. Este ano, a prefeitura incentiva a população a fazer doações para as pessoas que estão passando por dificuldades devido à atual crise.

Para o Aniversário Solidário, estão sendo arrecadados cestas básicas, roupas, lençóis, toalhas e kits de higiene, através da plataforma Transforma Caruaru. Os pontos de arrecadação são a sede da prefeitura, na Praça Teotônio Vilela, s/n, no bairro Nossa Senhora das Dores (Centro), e no Lions Internacional, que fica na Rua Suíça, número 100, bairro Universitário. As doações também serão destinadas a pessoas impactadas pelas chuvas do fim de abril.

O Sistema Jornal do Commercio Interior (SJCC Interior) também preparou uma programação especial para homenagear a cidade. A partir das 11h, a TV Jornal Interior, a Rádio Jornal Caruaru (AM 1080) e o NE10 Interior fará um debate ao vivo com a prefeita Raquel Lyra (PSDB), com a participação dos colunistas de política e economia do Jornal do Commercio, Igor Maciel e Fernando Castilho, respectivamente. Eles irão abordar o tema "Pós-pandemia: Como será o futuro das cidades?", discutindo novas soluções para a região com relação aos impactos da crise. A conversa também será transmitida nas redes sociais.

Às 12h, o programa especial de aniversário traz mais leveza à telinha da TV Jornal Interior, com reportagens especiais sobre a cidade e seus moradores. O programa contará com a participação dos apresentadores Dilson Oliveira, Izabela Barbosa, Givanildo Silveira e Nayara Vila Nova, com entradas ao vivo do Maurício de Nassau Trade Center, do Monte Bom Jesus e do Alto do Moura. Artistas como Petrúcio Amorim, Fulô de Mandacaru e Santanna prepararam alguns depoimentos para parabenizar a cidade. O cantor Xand Avião, que costuma participar da programação do São João, dará uma entrevista ao vivo via chamada de vídeo, assim como outros artistas.

Às 13h45, o programa Cotidiano, apresentado por Marcela Calado, também será comemorativo. A Casa Museu Mestre Vitalino foi escolhida como cenário, já que representa a cidade. O cantor Azulinho e o artista Anderson do Pife participam do programa, que conta ainda com reportagens especiais.

Rádio Jornal

Na Rádio Jornal Caruaru, haverá programação especial durante todo o período da manhã, com a participação de artistas como Azulinho, Maciel Melo, Petrúcio Amorim, entre outros. A partir das 14h, o Além da Notícia faz uma viagem no tempo com historiadores e ex-prefeitos falando sobre o desenvolvimento da cidade e curiosidades. Às 17h, o programa Tardes de Saudade será especial, trazendo músicas que marcaram a história de Caruaru, fechando a programação festiva.

"Pensando na importância da cidade para a região, preparamos uma programação diferenciada para discutir desde as vocações que a região tem até o que podemos fazer para o futuro. Na programação também procuramos trazer a alegria, usando a tecnologia para passar uma mensagem de otimismo em um momento tão difícil como o que estamos passando", destacou o diretor executivo do Sistema do Jornal do Commercio Interior (SJCC Interior), Carlos Humberto Rocha Júnior.