Descoberta sobre a Lua pode facilitar exploração por humanos, diz Nasa; entenda

Missão da Nasa que vai retornar à Lua ainda este ano
Gabriela Luna
Publicado em 28/07/2022 às 10:43
Água foi descoberta na superfície iluminada da Lua Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil


Pesquisadores da Nasa (Agência Espacial Americana) descobriram locais sombreados dentro de poços na Lua, com temperatura constante em torno de "confortáveis 17ºC". A descoberta abre perspectivas para a exploração lunar.

De acordo com os cientistas, dois dos poços mais proeminentes têm saliências visíveis que, segundo a Nasa, "claramente levam a cavernas ou vazios". Os pesquisadores acreditam que essas saliências sejam as responsáveis pela temperatura perene - limitando o calor durante o dia, e impedindo que esfrie tanto de noite.

Para o estudo, foram utilizados dados da espaçonave Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO).

Um dia na Lua dura cerca de 15 dias na Terra. Durante o período, a superfície do satélite natural atinge temperaturas elevadas, até 127ºC durante o dia. As noites também são extremamente frias e chegam aos -173ºC.

Os poços foram descobertos em 2009, desde então, são estudados por cientistas que se perguntam se eles levam a cavernas que podem ser exploradas e usadas como abrigo.

"Saber que eles criam um ambiente térmico estável nos ajuda a pintar uma imagem dessas características lunares únicas e a perspectiva de um dia explorá-las", completou Noah Petro, do Goddard Space Flight Center da Nasa, ao portal da agência.

"Os humanos evoluíram vivendo em cavernas, e para as cavernas podemos retornar quando vivermos na Lua", lembrou David Paige, coautor da pesquisa, ao portal da Nasa.

O lançamento da missão da Nasa que vai retornar à Lua, a Artemis I, já tem três possíveis datas: 29 de agosto, 2 de setembro e 5 de setembro.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory