suplementação alimentar

Dúvidas comuns sobre a Creatina, o suplemento queridinho do mundo fitness

Nesse artigo você entenderá o que é, para que serve, quem deve tomar e verá a resposta de algumas perguntas comuns a respeito da substância

Imagem do autor
Cadastrado por

Thales Alencar

Publicado em 08/06/2024 às 7:23
Notícia

A creatina é um aminoácido já produzido no nosso corpo pelos rins, pâncreas e fígado.

Podemos consumir essa substância por meio de alimentos como frango, carne, peixe e derivados de leite.

Especialistas afirmam que a quantidade ideal de creatina a ser ingerida por dia equivale a 0,6g por quilograma de peso corporal.

Portanto, se você pesa 60kg, o ideal é que você consuma pelo menos 3,6g (60kg x 0,6g) de creatina diariamente.

Contudo, é muito difícil consumir essa quantidade somente por meio da alimentação.

Exemplificando com outra conta simples: 100g de frango têm 0,4g de proteína.

Para consumir aqueles 3,6g de proteína, seriam necessárias 9 porções de 100g de frango por dia, ou seja 900g. Praticamente 1kg!

Devido a esta dificuldade, a suplementação da creatina se mostrou um caminho fácil, viável e relativamente barato para consumir a quantidade ideal diária.

Mas afinal, para que ela serve? Confira essa e mais outras respostas abaixo.

Pra que serve a creatina?

A creatina é um suplemento alimentar que não possui contraindicações. Ela serve para ganho de massa muscular, melhora na recuperação do músculo, previne doenças crônicas e neuromusculares.

Leia também: Quanto de proteína devo comer por dia para ganhar massa muscular?

Como tomar creatina?

A suplementação indicada é de 3g a 5g por dia. Para saber a quantidade exata para você, multiplique seu peso corporal exato por 0,6. O resultado será a quantidade de gramas necessárias para você consumir.

É bom consumir a creatina antes ou depois do treino?

O ideal é que se consuma em um horário próximo ao do treino. Tudo que é consumido após, tem melhor absorção pelo organismo.

Porém, também há vantagens em consumir antes do treino. Ruim mesmo é não tomar. Por isso, é necessário constância. Mesmo que não for treinar, consuma sua quantidade mínima diária do aminoácido.

Creatina é bomba?

Absolutamente não. Por não saberem do que se trata, muito julgam errado a creatina e outros suplementos como Whey Protein.

Mas na verdade, não há qualquer relação desses suplementos com anabolizantes.

Creatina é proteína?

Não. São duas substâncias diferentes. A proteína e a creatina se complementam e ajudam muito no ganho de massa muscular e na saúde desses tecidos.

Benefícios de praticar exercícios físico pela manhã

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor